Resumo do livro Para compreender Saussure
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS
RESUMO
MANAUS
2013
RESUMO
MANAUS
2013
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure, – 5ª edição, Rio de Janeiro: Presença Edições, 1987.
LEROY, Murice. As grandes correntes da Linguística Moderna, – 5ª edição, São Paulo: Editora Cultrix, 1971.
Palavras-chaves: Saussure, Linguística, dicotomia, signo.
RESUMO
Saussure foi muito influenciado pelo comparativismo indo-europeu, desde sua formação até depois porque manteve contato com lingüistas comparatistas muito importantes. Essas influências o deram suporte. Quando esteve em Paris sendo diretor, formou e influenciou o que viriam a ser os mais importantes comparatistas que deram continuidade a seus estudos.
Publicou em 1879, Mémoire sur Le primitif système dês voyelles dans les langues indo-européenes e inovou, um ano depois, sua tese de doutorado De I’ emploi Du génitif absolu em sanskrit, entre outros. Porém a mais importante obra a cerca de seus conhecimentos lançou-se após sua morte Curso de Linguística Geral através de seus discípulos Charles Bally e Albert Sechehaye, além de Albert Riedlinger. Era baseada nos três cursos de Linguística em que ministrava em Genebra no período de 1906 a 1911. Para a Linguística moderna, Saussure é considerado um divisor de águas no estudo científico da linguagem.
Saussure construiu uma doutrina própria, pôs ordem nos estudos linguísticos, criando um esquema de forma racional dizendo que a linguagem está dividida em língua e fala, a língua em sincronia e diacronia, em relações associativas e sintagmáticas. Inovou com a teoria do signo lingüístico dizendo que o signo está dividido em significante e significado e os princípios do signo em arbitrariedade e linearidade.
A