Resumo do livro os 4 pilares da educação
Os 4 pilares da educação do futuro
A educação, cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele.
Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida, uma determinada quantidade de conhecimento de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar a altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar, aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em mudança.
Para poder dar respostas ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longe de toda a vida, serão de algum modo para cada individuo, os pilares do conhecimento: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Estas quatro vias de saber constituem apenas uma.
Aprender a conhecer: Isto é, adquirir os instrumentos de compreensão.
Esse tipo de aprendizagem que visa não tanto a aquisição de um repertório de saber codificado, mas antes o domínio dos próprios instrumentos de conhecimento, pode ser considerado, simultaneamente como um meio e uma finalidade da vida humana. Meios, porque se pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia, pelo menos na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente, para desenvolver as suas capacidades profissionais, para comunicar. O aumento dos saberes, que permite compreender melhor o ambiente sob seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discente.
A educação primária pode ser considerada bem-sucedida se conseguir transmitir às pessoas o impulso e as bases que fazem com que continuem a aprender ao longo da vida, no trabalho, mas