A Homossexualidade
Ao longo da história da humanidade, os aspectos individuais concernentes a sexualidade foram admirados, tolerados ou condenados, de acordo com as normas sexuais vigentes nas diversas culturas e épocas em que ocorreram. Neste trabalho falarei da homossexualidade de uma forma ampla de modo que possa ser compreendida da melhor maneira possível. Vou definir a homossexualidade e direi quais são as suas causas ou origens, assim como falarei também da reacção da sociedade a quando deste assunto.
A palavra homossexual é um híbrido do grego e do latim, logo é aplicável tanto para o homem que tem relações sexuais com homem (gay), como para a mulher que tem relações sexuais com outra mulher (lésbica). Existem portanto três formas predominantes de orientação sexual: a Heterossexualidade, a Bissexualidade e a Homossexualidade.
Heterossexual é quem gosta do sexo oposto.
Bissexual é aquele que tem relações com ambos os sexos.
Homossexualidade refere-se à característica ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atracção física, estética e emocional por outro ser do mesmo sexo ou género. Enquanto orientação sexual, a homossexualidade se refere a um padrão duradouro de experiências sexuais, afectivas e românticas principalmente ou exclusivamente entre pessoas do mesmo sexo, também se refere a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atracções, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual.
Actualmente, as principais organizações internacionais de saúde (incluindo as de psicologia) afirmam que ser homossexual ou bissexual é uma característica compatível com uma saúde mental e um ajustamento social completamente normais, tais instituições médicas também não recomendam que as pessoas tentem alterar a sua orientação sexual. Desde 1973 a homossexualidade não é mais classificada como um transtorno pela Associação