resumo do livro mãos de cavalo
Daniel Galera nasceu em São Paulo em 1979, passou grande parte da sua vida em Porto Alegre e voltou para sua cidade natal em 2005. Começou seu trabalho como escritor na internet. Em 2001 ajudou a fundar a Editora Livros do Mal, que virou referência para autores estreantes, mas encontra-se paralisada. Neste mesmo ano publicou pela Livros do Mal um livro de contos chamado Dentes Guardados. Em 2003 lançou seu segundo livro, Até o dia em que o cão morreu, que foi adaptado para o teatro e está sendo adaptado para o cinema. Em 2006 lançou seu terceiro livro, Mãos de Cavalo, pela editora Companhia das Letras.
Galera diz que o livro é uma junção de histórias que estiveram em sua cabeça durante anos, mas foram sendo modificadas ao longo do tempo. As três primeiras versões do livro foram jogadas fora, pois achou que não eram satisfatórias. Mãos de Cavalo foi elogiado pela crítica, concorreu ao 49º Prêmio Jabuti, foi finalista do Prêmio Bravo e será publicado na França, Argentina e na Itália.
ESSENCIAL
ENREDO
A obra Mãos de Cavalo retrata, em uma narrativa entrecortada, a vida do personagem Hermano em três fases: um garoto de dez anos, um adolescente de quinze anos e um cirurgião plástico de 30 anos, fundindo assim, passado e presente. Inicialmente, os relatos da vida do protagonista parecem simples e banais sem nenhum entrelaçamento, mas com uma leitura atenta, percebesse que têm total relação entre si. Os episódios são retratados por fragmentos da infância e adolescência de um garoto sempre em busca de novas aventuras em sua bicicleta pelas ruas de Porto Alegre, indiferente aos ferimentos causados por suas manobras, mas inseguro quando o desafio é encarar um confronto corpo a corpo com outros garotos. Hermano, já adulto, se torna um bem sucedido médico que ao retornar ao bairro onde viveu, busca algo em suas origens. As experiências pelas quais passou o protagonista terminam por influenciar fortemente sua vida adulta, mostrando muitas vezes,