Resumo Helena
3ª pessoa, ordem onisciente
RESUMO Começa com o enterro do Conselheiro Vale e a história se passa em Andaraí-RJ. Ele tem uma irmã solteirona, a Dona Úrsula, que tem uns 50 anos. O filho do Conselheiro é Estácio, tem 27 anos, e sua mãe morreu quando ele tinha 12 anos(investigação da família).
No dia seguinte todos estavam abalados, dai Dr. Camargo, advogado, foi lá e diz para Estácio se preparar que poderia ter uma surpresa no testamento. Quando ele volta para casa, a filha Eugênia estava tocando piano e e o pai foi lá e deu um beijo na testa dela, primeiro beijo que deu na filha.
No dia seguinte foram abrir o testamento e nele descobriram que o Conselheiro Vale tinha uma filha com outra mulher, a Helena. E no testamento ela era para morar com a irmã e o filho e teria que ser tratada bem. Dona Úrsula não gostou muito, porque não sabia se ia dar o mesmo carinho para essa moça de 17 anos que ia entrar para família agora. Estácio logo aceitou.
Dr. Camargo já conhecia essa menina Helena e viu ela crescer.
Na manhã seguinte D. Úrsula e Estácio estavam esperando a Helena. Dona Úrsula sempre emburrada. As únicas pessoas que foram com a cara da Helena foi Estácio e Vicente(escravo da casa).
Estácio vai visitar a Eugênia, eles tão meio que comprometidos. Daí foi pedir pra ela se podia pedir ela em casamento para o pai. Mas aí eles acabam brigando pois ela conta que brigou com uma amiga por causa de um chapéu, ela era muito fútil(intrigas de amor). O casamento era mais por interesse, os pais que queriam(casamento por interesse).
Estácio recebeu uma carta de seu amigo Mendonça que tinha ido morar na Europa, que estava voltando e se hospedaria na casa do Estácio. Quando ele ta lendo a carta, ele vê a Helena com livros e diz que achou os livros dele e se interessou por um livro de equitação, ela estava querendo se aproximar dele. Ela falou que queria muito andar a cavalo e ele diz que iria ensinar ela no dia seguinte.
No dia