Atividades aquaticas
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção parcial de nota e como forma de avaliação continuada da disciplina ATIVIDADES AQUÁTICAS, para o prof. Raphael Sicuro Leite.
2013
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
R: A natação está presente na vida do homem desde os tempos mais remotos. Pode-se dizer que ela se tornou uma qualidade física imprescindível para a sobrevivência do mesmo, seja na busca por alimentos ou na fuga de um perigo em terra, e em sua evolução. De acordo com Skinner; Thomson (1985) há indícios de que há cerca de cinco mil anos, na Índia, já existiam piscinas de água quente onde figuras assírias de baixo relevo mostravam estilos rudimentares de natação. Além disso, em 460-375 a.C. Hipócrates usava água no tratamento de doenças e os romanos utilizavam os banhos com finalidades recreacionais e curativas.
2) Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos associados ao nadar e à natação.
R: Há Indícios de piscinas aquecidas há cinco mil anos na Índia, em Mahenjodara; de braçadas clássicas utilizadas pelos soldados em sua travessia do Eufrates ; no Egito , por sua vez , a arte de nadar era incluída na educação dos filhos de nobres e até mesmo do rei. Além disso, na Grécia, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano, era uma atividade considerada de utilidade pública; porém, os espartanos usavam métodos de natação para fortalecer seus soldados para guerra.
3) Qual a importância do ensino histórico do nadar e da natação para o desenvolvimento do conteúdo "atividades aquáticas"?
R: É importante entendermos como eram usados os fundamentos