njhdvfvhfbyh
697 palavras
3 páginas
Titulo: UlissesAutor: Maria Alberta Meneres, retirado do livro “Odisseia” escrito pelo poeta grego Omero
Resumo: Ulisses vivia na ilha de Ítaca, onde era rei. Ele vivia com Penélope, sua esposa, e com Telémaco, seu filho. Ulisses era um homem valente, mas pacífico, manhoso e muito inteligente.
Certo dia, o príncipe troiano Páris raptou a rainha grega de nome Helena e os gregos resolveram entrar em guerra para a resgatarem.
Ulisses, embora contrariado, teve de embarcar para Troia.
O cerco a Troia durou perto de dez anos. Farto da guerra e cheio de saudades do seu reino, Ulisses teve a excelente ideia de mandar construir um cavalo de pau, onde ele e alguns marinheiros se esconderam, para conseguir entrar nas muralhas de Troia.
O plano correu bem e depois de resgatarem Helena zarparam rumo a Ítaca.
No regresso a Ítaca, o barco de Ulisses foi parar a uma ilha do Arquipélago da Ciclopia, que era habitada por Polifemo um ciclope muito violento e que era devorador de homens.
Dentro da gruta de Polifemo, Ulisses e os seus companheiros, depois de muita luta, cegaram o ciclope e conseguiram escapar atados a ovelhas.
Já na Ilha da Eólia, o rei Éolo ofereceu a Ulisses um saco com todos os ventos violentos do mundo e disse-lhe para não o abrir, pois se o fizesse libertaria todos os ventos e iria naufragar.
Então os marinheiros de Ulisses, curiosos, decidiram abrir o saco, libertaram os ventos e eles foram novamente parar à Ilha da Eólia. O rei, furioso com a desobediência deles, não os ajudou e mandou-os embora.
À deriva pelos mares foram parar à Ilha de Circe, uma feiticeira muito poderosa, que transformou os companheiros de Ulisses em porcos.
Minerva, protetora de Ulisses, apareceu e deu-lhe a erva da vida para ele poder escapar ao feitiço de Circe.
Circe apaixonou-se por Ulisses, mas como não era correspondida, resolveu, passados anos, libertá-lo a ele e aos seus marinheiros e deu conselhos para poderem prosseguir viagem.
Ulisses seguiu o conselho de Circe