resumo
Já vimos que a sociedade se organiza em quarto pilares: Estado, politica, poder e na sociedade, através dos movimentos sociais.
POLITICA; É a principio arte da organização, direção e administração do Estado;
- É a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.
Estado
- Conjunto das instituições (governo, Forças Armadas, funcionalismo público, etc.) que controlam e administram uma nação; - País soberano, com estrutura própria e politicamente organizado; - Organizado política, social e juridicamente; - Território definido; - Lei máxima: Constituição escrita; - Dirigido por um governo com soberania reconhecida interna e externamente.
Poder
- É a capacidade de obter algo e isso implica condicionar, guiar ou oprimir a vontade de alguém; - Probabilidade de um indivíduo ou de um grupo social ter sua vontade acatada por outro, mesmo com resistência; - Poder legítimo: exercita seu domínio sobre outros com o reconhecimento daqueles que o obedecem e a ele se submetem.
- Poder não-legítimo: ocorre quando a violência é a razão da dominação e contém possíveis sanções negativas traduzidas em ameaças à integridade física das partes envolvidas. - Poder político => sujeitos: Estado (sujeito máximo, poder institucionalizado, instituição em que reside o poder); - Classes sociais; Partidos políticos e Sindicatos.
PODER E POLÍTICA: ETIMOLOGIA
Tipos de Estado (ditatorial, democrático, social-democrático, estado socialista)
Modelo de Estados modernos e de economia contemporânea
Estado podem ser de modelo Liberal, Bem-Estar Social, Neoliberalismo e Socialismo CONCEPÇÕES GERAIS SOBRE O ESTADO
Estado (Etimologia): De pólis advém o conceito de política, que é a ciência/arte de governar a cidade. Para os romanos, a civitas ou res pública é chamada de status, que significa situação ou condição. E é na modernidade que o Estado surgirá como instituição, tal como