Resumo do livro Mito e realidade
Após o termino da leitura do livro Mito e Realidade, compreendi que o autor Eliade mostra como o estudo dos mitos não é apenas uma coleção de historias, mas sim um importante capítulo do pensamento humano e uma das chaves para a compreensão da história das sociedades antigas. Os mitos, como modelos exemplares e a própria história para aqueles povos, são construções complexas, tradições orais que dizem respeito à coletividade na medida em que eram vividas e revividas cotidianamente nos âmbitos mais diversos da existência.
A análise que Eliade dá aos mitos busca compara-los não como fábulas ou ficções pura e simplesmente, mas sim da forma como as sociedades primitivas os encaravam: como realidade. Esse é um dos pontos centrais do livro: para os povos primitivos, as histórias míticas não eram fábulas morais, mas eram a própria história do mundo, sua criação e sua existência de fato.
Desse fato deriva a importância crucial dos mitos para todo o convívio social dos povos antigos: conhecer os mitos e seguir seus ensinamentos era participar da realidade. Conforme escreveu o próprio autor: “O mito é considerado uma história sagrada e, portanto, uma ‘história verdadeira’, porque sempre se refere a realidades. (…) o mito se torna o modelo exemplar de todas as atividades humanas significativas.” (Inicio da pag. 12)
Hoje nas mais diversas criações da sociedade moderna, desde o cinema e as histórias em quadrinhos até os contos populares e romances, todos eles são embebidos nas remotas, porém vivas, histórias míticas do passado.
UESBA
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO DA BAHIA
Administração