Resumo do Livro Linguística Corporal
Allan e Barbara Pease
Capítulo 13 – Cigarros e óculos
Alguns gestos feitos na hora de fumar ou na hora de colocar e retirar seus óculos, podem ser muito importantes para julgar a atitude de uma pessoa
Normalmente o cigarro é usado para diminuir tensões e insegurança, muitas vezes também é usado de forma que alivie o estresse, porém se a pessoa para de fumar, o estresse só aumenta. Tragadas curtas e rápidas estimulam o cérebro e a consciência, tragadas lentas funcionam como sedativo. Algumas outras coisas também poder ser levadas em questão como, baforadas para cima e para baixo, para cima pode significar confiança, positividade, superioridade. Já para baixo, negatividade, mostra ser uma pessoa reservada, desconfiada. Fumar charuto pode ser entendido como uma forma de se mostrar superior. Apagar o cigarro de repente, antes do fim, indica que o fumante que concluir a conversa.
Algumas observações também são consideradas com o uso dos óculos, como por exemplos, pessoas que usam óculos discretos são percebidas como estudiosas, inteligentes e sinceras. Assim como o cigarro levar a armação na boca ou limpar as lentes são táticas para adiar uma decisão. Recolocar os óculos é indicio de que a pessoa deseja mais informações, dobrar e guardar os óculos indica deseja o termino da conversa e jogar os óculos sobre a mesa pode ser rejeição da proposta. Olhar para cima dos óculos faz a pessoa pensar que estão sendo avaliadas e muitas vezes elas reagem com gestos negativos. Quando estiver falando tire os óculos, recoloque-os quando for ouvir. Isso lhe dá também o controle da conversa.
Essas são pequenas coisas que as vezes, nem nos damos conta de sua importância e de sua existência, podem ser usadas em uma avaliação de perfil. Por se tratar de coisas que fazemos naturalmente, até sem perceber.
Capítulo 9 – Expressão Facial
Os sinais faciais tem um papel chave na comunicação. Através do olhar podemos