Variação Linguistica
CAMPINAS /2013
Trabalho apresentado à profª Margareth, demonstrando cumprimentos das atividades para o 2°bimestre da disciplina de Metodologia do ensino de Língua Portuguesa.
CAMPINAS /2013
ETAPA 3
Passo 1- Resumo:
Variação Linguística:
Variações linguísticas são as formas em queuma mesma língua é falada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.
Língua e fala:
Língua é um conjunto de regras (materna) ,em vigor numa determinada comunidade social, é o instrumento de comunicação entre os seus membros, num sentido de idioma, é um conjunto de sinais (signos) organizados através dos quais os seres se comunicam. Cada grupo social possui a sua língua Fala é o ato individual de seleção e atualização da língua. Sendo assim, língua é a linguagem praticada em determinada comunidade social, enquanto que a fala é a linguagem praticada por determinado membro de uma determinada comunidade social.
Fatos linguísticos:
Foram criados vários estudos para se explorar mais as variações linguísticas. A sociolinguística contribui para a compreensão da língua por meio de sua relação com a sociedade. O objetivo principal da linguagem é a comunicação entre as pessoas. A linguagem nada mais é que a união da língua + a fala.
As variedades do português brasileiro:
As variações linguísticas podem ocorrer em todos os níveis da língua:lexical,fonético,morfológico,sintático e pragmático sendo que esses níveis podem estar vinculados a três tipos de fatores:
Geográficos
Sociais e socioculturais
De contexto
Essa variação estárelacionada com a identidade dos falantes e também com a organização social e cultural de sua comunidade.Ela varia de acordo com a faixa etária,sexo e idade.
O preconceito linguístico:
Existe um certo preconceito em relação ao dialeto de diferentes regiões. Não existe errada,