Resumo do livro inclusão escolar;o que ,pra que e como fazer.
Capitulo 3
Inclusão escolar: Como fazer?
Este capitulo enfoca uma escola acolhedora para todos onde o aluno pode se sentir incluso .Contudo não devemos impor até que ponto o aluno pode aprender,pois cada um tem suas características pessoas e devemos respeitar.
Por falta de políticas publica de educação, da ignorância dos pais e da acomodação de alguns professores em retém a possibilidade de uma educação mais humana e democrática.
Não precisa necessariamente de grandes inovações, mas do simples e do que é possível fazer com qualidade. Nas redes de ensino publico e particular observa-se três ângulos de organização inclusiva: Primeiro seria os desafios provocados por esta inovação, as ações no sentido de efetivar nas turmas escolares, incluindo o trabalho de formação de professores e o das perspectivas que se abrem à educação escolar, a partir da implementação de projetos inclusivos. Na base de tudo esta uma visão educacional voltada para o beneficio da aprendizagem de todos e não só do deficiente, assim não seria uma inclusão para todos.
Um dos desafios encontrados nesse processo de inclusão viria do próprio professor que a enxergar como umas inovações alem da realidade de sua escola, colocando barreiras para que o processo prossiga, não deseja ser capacitado ou ate mesmo tentar participar dessa inclusão.
Segundo a autora a escola aberta a todos é o grande alvo e ao mesmo tempo o grande problema atual,cuja tarefas fundamentais são as que seguem:
1-Recriar um modelo educativo escolar: Ensino para todos.
2-Reorganizar pedagogicamente as escolas de maneira a aceitar reflexões e críticas dos profissionais.
3-garantir aos educandos tempo e liberdade para aprender.
4-Formar, aprimorar e valorizar o professor a fim de torná-lo inclusivo.
Essas tarefas são comentadas a seguir.
Inclusão não é.
Você sabe que não é inclusão...
-Quando há uma classe de inclusão
-Quando há uma escola de inclusão
-Quando