A alfabetização e a educação inclusiva-contação de histórias
Ádina Isabel da Silveira Almeida
Professora-Nayara Gonçalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED0105) – Estágio
06/12/2012
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do Estágio de observação e intervenção durante os meses de junho e setembro, na Escola de Educação Básica Cônego Rodolfo Machado, sob a regência da Professora de séries inicias Laurinda Marques Rafael. O enfoque desta pesquisa está na inclusão, a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência no meio de crianças ditas normais. Com as observações verificou-se que é imprescindível o papel do educador para que possa fazer a mediação e a introdução da criança deficiente ao meio escolar.
Palavras-chave:. Intervenção. Inclusão. Mediação
1 INTRODUÇÃO
A Área de concentração deste estudo está na Educação Inclusiva. Optou-se por estudar a inclusão das crianças com deficiencias ao meio escolar e como outras crianças a receberiam.
A base deste estudo foi na Escola de Educação Básica Cônego Rodolfo Machado, situado as margens da BR 101 no Km 187, no bairro Tijuquinhas no município de Biguaçu
Essa escola possui uma área de aproximadamente 6.172,84 m², com 1.126,65 m² de área construída e 5.046,19m² de área livre. Sua estrutura compõem 14 salas de aulas, 1secretaria escolar,1 gabinete de direção,1 sala de professores,1 laboratório de informática (com 10 computadores, 1 data show, 1 aparelho de projeção, 2 televisores de 42 polegadas, 3 aparelhos de som, 01 aparelho de DVD), 3 sanitários, 2 cozinhas, 1 sala de Educação Física, 1 depósito de alimentos,1 biblioteca ( um acervo de quase 2.000 títulos entre CDs Educativos, Filmes), 1 quadra de esporte, 1 pátio coberto.
O quadro técnico-administrativo é formado por 01 Diretora que é pós-graduada em Interdisciplinaridade, 01 Assessora de Direção que possuí pós-graduação em Geografia do Brasil, 01 Assistente de Educação que é graduado em