Resumo do livro "Histórias de um Enfermeiro"
Curso: Serviço Social
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professor: Carlos Bezerra Aluna: Katiuse Andrezza Pereira Medeiros Zenaide
RESUMO DO LIVRO
HISTÓRIAS DE UM ENFERMEIRO: SONHOS, RAZÃO, SEDUÇÃO, RAZÃO E EMOÇÕES – CAP. A EMOÇÃO DE CUIDAR EM MEIO AO SOFRIMENTO.
O Sr. Severino era um vaqueiro e trabalhava em uma fazenda. Certo dia caiu do cavalo e fraturou a bacia e duas vértebras na região cervical. Foi cirurgiado e colocado gesso em todo o seu corpo.
Devido a delicadeza de seu estado e a precariedade das estradas que levavam ao interior onde morava, se viu obrigado a permanecer na capital, em uma casa de apoio da Prefeitura, a fim de recuperar-se.
A referida casa de apoio não oferecia condições de acolher um caso como o de Seu Severino. Assim, ele agonizou deitado em uma cama desconfortável, até conhecer a enfermeira Elza. Sua situação era crítica, seu corpo encontrava-se chagado e fedido, devido a uma infestação de percevejos.. Elza percebeu que precisaria de ajuda e convidou o enfermeiro Onéssimo e juntos iniciaram os cuidados ao Seu Severino.
Diante a complexidade do caso, não souberam por onde começar, optaram então, por matar os percevejos e depois efetuar a higienização e cuidados básicos em Seu Severino. E assim fizeram.
A complexidade da situação os levou a refletir sobre o verdadeiro papel da sua profissão, não só enquanto profissional, mas também como humanos que tratam humanos:
Foi uma tarde de intenso trabalho para aqueles dois, que jamais haviam se deparado com um quadro de sofrimento semelhante. Não apenas o sofrimento do paciente causou emoção a eles, mas, principalmente, a forma como tiveram de enfrentar o problema [...] Ao se despedirem, ouviram do paciente: “Vocês não são gente, são anjos que Deus me enviou. Só ele sabe como agradecer a vocês.” Ditas essas palavras o paciente caiu em prantos e chorou por vários instantes. Alias, todos choraram. (LIMA, Carlos