Resumo do livro erros e acertos
Sustenta que, para isso, é necessário estabelecer o “Grau de Liberdade Financeira (GLF)” do pretendente, para, assim, sejam traçadas metas a fim alcançar o seu objetivo.
No entanto, alerta que, para atingir o objetivo inicialmente almejado se deve, constantemente, revisar as metas traçadas, observando que metas inalcançáveis em curto período de tempo além de se apresentarem difíceis de atingir, acabam por desestimular aquelas que se mostram plausíveis.
Nesse passo, o autor sustenta que se estabeleçam metas que sejam consistentes e, de forma sucessiva, uma vez cumprida àquela etapa, seja feita uma avaliação de modo que seja dado inicio a nova fase incluindo ou excluindo algum item outrora estabelecido ou não.
Segundo o Autor, o caminho do dinheiro consiste nas seguintes etapas: Aumentar a nossa renda; Comprando investimentos que irão gerar mais renda ,e, se as suas despesas aumentarem em proporções menores do que a sua renda; Diminuindo as suas despesas.
Em resumo, ministra que se deve adquirir capital, gastar com moderação de modo a não utilizar todo o capital ganho e investir a diferença em uma das modalidades de investimento disponíveis no mercado.
Em seguida estabelece regras para se auferir o grau de liberdade financeira do individuo.
Observa o autor que, salvo raras exceções, não existe outro caminho para o incremento da situação financeira, senão o apontado acima e apresentar vários exemplos a serem analisados.
Segue ressaltando que as metas devem ser estabelecidas de forma escalonada, observando que elas devem ser escritas para que se possa auferir os resultados na medida em que forem transpostas.
Sugere que o pretendente deve aumentar o grau de liberdade financeira (GLF) em 5% (cinco por cento) a cada mês, identificando-se as despesas plausíveis de corte, bem como a maneira de possibilitar o aumento da receita, ou caso não seja possível