Resumo do livro: Então você pensa que é humano?
Curso: Arqueologia
Disciplina: ARQL 0014
Professor: Sérgio Monteiro
Aluna: Ana Paula Silva da Silveira
Data: 08.03.2013
O que seria Humanidade?
Fernandéz-Armesto, Felipe. Então você pensa que é humano? Uma breve história da Humanidade. São Paulo. Companhia das Letras. 2007. 120p.
O livro descrito neste resumo trata-se do “Então você pensa que é humano? Uma breve história da Humanidade”, de autoria de Felipe Fernandéz-Armesto, editado pela Companhia das Letras, 2007.
A obra trata da compreensão do que é ser humano, do que nos diferencia dos outros seres e mais ainda, questiona essas diferenças e até que ponto geneticamente nos diferenciamos tanto dos outros animais.
São cinco capítulos que discorrem após uma breve introdução e ao final há um capítulo destinado a leituras complementares.
O autor cita brevemente seis pontos principais desta discussão, onde vários conceitos e pensamentos sobre o tema se confrontam. A primatologia exemplificando a semelhança entre humanos e macacos; o movimento de direitos dos animais levantando a questão de pensar em o que nos daria o direito a ter privilégios em relação a outros seres; o aspecto da paleoantropologia que questiona até que ponto no remoto passado evolutivo se poderia perceber a distinção dos humanos a outros seres; a biologia com a questão das espécies como “tipos naturais, com traços essenciais e universais” (Fernandéz-Armesto. 2007. p.12) ou se seriam grupos nos quais convenientemente as criaturas são agrupadas; as pesquisas sobre inteligência artificial levantando conceitos de auto definição humana, como a consciência, a razão, a imaginação e as paixões morais e finalizando, aborda a pesquisa genética, equiparando os membros da espécie humana, observando o quanto há em comum com outras espécies.
O homem se vê como um ser à parte do restante da criação.
A linguagem seria uma destas características exclusivas, mas fica claro que os animais possuem uma