Resumo do livro ensinando para transformar vidas
INTRODUÇÃO
O autor introduz o livro contando sua experiência na área da docência cristã na cidade de Dallas. Apresenta sua idéia de ensino e as sete leis que os rege. Segundo Howard Hendricks, nossa tarefa não é causar uma boa impressão naqueles a quem ensinamos, mas provocar neles um impacto. Não é apenas convencê-los, mas levá-los a uma transformação de vida. Segundo ele, O que é que os mais eficientes comunicadores do evangelho têm em comum? Quase que invariavelmente aplicam com maestria este princípios:
A Lei do Professor - Basear o ensino numa rica experiência de vida.
A Lei do Ensino- Dominar a matéria e conhecer muito bem as pessoas a quem se ensina.
A Lei da Atividade - Envolver os alunos numa experiência altamente educativa. "Ouço, esqueço; vejo, e guardo na memória; faço e compreendo."
A Lei da Comunicação - Construir pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
A Lei do Coração - Atingir a personalidade como um todo - intelecto, sentimento e vontade.
A Lei da Motivação - Descobrir e cultivar as motivações humanas intrínsecas.
A Lei da Preparação Prévia - Preparar o professor para ensinar e o aluno para aprender.
Capítulo 1 A LEI DO PROFESSOR. “O professor deve conhecer muito bem o assunto que está ensinando. Um fraco domínio do conteúdo resulta num ensino deficiente.”
John Milton Gregory A Lei do Professor: Basear o ensino numa rica experiência de vida. O bom professor é aquele que baseia seu ensino em uma rica experiência de vida. Por isso O professor precisa conhecer o que vai ensinar. Ninguém comunica o que não tem. Por isso antes de ser professor, ele deve ser sempre um aprendiz. É um estudante ensinando a estudantes Quem pára de "crescer" hoje, pára de ensinar amanhã. O educador cristão ensina as coisas do alto, por isso se ele que ensinar a outros deve antes pedir que Deus o ensine. Assim se alguém deseja melhorar sua pratica pedagógica