DIDATICA
Capítulos
2- QUANDO A ESCOLA É ALDEIA
3- ENTÃO, SURGE A ESCOLA
BRANDÃO, Carlos Rodriguês
49° reimp. Da 1° ed.
Palavras-chave
Educação, escola, homem, socialização
Saber especializado, sociedade, tribo
Frases ou trechos que chamaram atenção
“O homem que transforma com o trabalho e a consciência, partes da natureza em invenções de sua cultura, aprendeu com o tempo a transformar partes de trocas feitas no interior desta cultura em situações sociais de aprender-ensinar-e-aprender: em educação”. (pág. 14)
“A educação existe sob tantos formas diferentes, que algumas vezes parece ser invisível, a não ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com seu nome”. (pág. 16)
“Ora a educação é o território mais motivado desse mapa. Ela existe quando a mãe corrige o filho para que ele fale direito a língua do grupo, ou quando fala a filha sobre as normas sociais são conhecedoras”
(pág. 25)
“[...] entre outras categorias de especialidades sociais, aparecem as de saber e de ensinar a saber. Então é o começo do momento em que a educação vira o ensino, que inventa a pedagogia, reduz a aldeia à escola e transforma “todos” no educador”. (pág. 27)
“Em todos os cantos do mundo, primeiro a educação existe como um inventário amplo de relações interpessoais diretas no âmbitos familiar, mãe-filha, pai-filho, sobrinho-irmão-da-mãe, irmão-mais-velho-irmão-caçula e assim por diante”. (pág. 31/32)
“Onde um tipo de educação pode tomar homens e mulheres, crianças e velhos, para toma-los sujeitos livres que por igual repartem uma vida comunitária; um outro tipo de educação pode tomar os mesmos homens, das mesmas idades, para ensinar uns a serem senhores e outros, escravos, ensinando-os e personar dentro do mesmas ideias e com as mesmas palavras, uns como senhores e outros como escravo”. (pág. 34 )
Palavras desconhecidas e seus significados.
1) Admoestação: Repreensão, advertência
2) Endoculturação: Conjunto de processos de aquisição ou aprendizagem,