Resumo do Humanismo
Histórica: Fernão Lopes é o nome mais importante desse estilo, pois ele retratou em suas crônicas a importância dos fatores econômicos e do povo na história. Em 3 obras ele retrata a vida de reis portugueses sendo elas: Crônica del-Rei D. Pedro I (influenciou o livro Os Lusíadas), Cônica del-Rei D. Fernando e Crônica del-Rei D. João I.
Poesia Palaciana: Esse estilo é muito focado para os nobres, nele são retratados costumes da Corte. Neste período começou a separação entre poesia e música. Garcia de Resende reuniu as poesias de seu tempo em um livro chamado Cancioneiro Geral, em 1516. Os temas das poesias do Cancioneiro são os mais variados: religiosos, satíricos, dramáticos, didáticos e líricos, dentre outros.
Teatro Popular: Teve inicio com Gil Vicente e buscava fazer sátiras sobre a vida das diversas classes sociais.
O Humanismo não foi apenas uma escola literária, ele se tornou um marco importante para o homem, pois nesse período aconteceu uma crescente valorização do ser humano e uma diminuição da importância de Deus para explicar as coisas que acontecem no mundo essa época influenciou muito o Classicismo. Outros acontecimentos relevantes foram: crise do sistema feudal, peste negra, guerra dos cem anos, revolução de avis (Choque entre a nobreza e a burguesia antifeudal em Portugal) e crise interna da