Resumo humanismo e trovadorismo
O Humanismo, período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. tem como marcos iniciais as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis que o precederam.
Após a queda de Constantinopla em 1453 começou a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica * retomada da cultura antiga, através do estudo e imitação dos poetas e filósofos greco-latinos; * revalorização da filosofia de Platão, especialmente no que diz respeito à distinção entre o amor espiritual e o carnal - neoplatonismo; * crítica à hierarquia medieval, o homem reivindicando para si uma posição de destaque no Universo - não aceitação passiva das imposições místicas difundidas na ideia de destino; * bifrontismo, coexistência de características medievais (feudalismo, teocentrismo) e renascentistas (mercantilismo, antropocentrismo, pragmatismo burguês).
Contexto Histórico-Cultural
O desenvolvimento de outras atividades econômicas estimulou a crise do sistema feudal e deu início ao chamado mercantilismo – a economia de subsistência é substituída gradativamente por atividades comerciais.
Revolução de Avis. Através dela se estabelece a política centralizadora do poder nas mãos do rei, respaldada pela burguesia mercantilista. A partir da primeira conquista ultramarina portuguesa, a Tomada de Ceuta, em 1415, inicia-se o período das Grandes Navegações, que consolidam o nacionalismo português.
Produção Literária * Teatro – Gil Vicente
A Poesia Palaciana - poesia feita por nobres e destinada à corte.
Separação entre música e texto * utilização dos redondilhos – versos compostos por cinco ou sete sílabas poéticas * temática variada
Fernão Lopes é a principal figura da prosa humanista, considerado o fundador da historiografia portuguesa. O povo