Resumo do humanismo e da psicologia humanista
Tema: Humanismo
Psicologia humanista, “é a busca pela humanização da psique, considerando o homem como um processo em construção, o detentor da liberdade e do poder da escolha.”
Confúcio(551-479 a.C), como era conhecido no Ocidente, porém na Asia era chamado de mestre Kong (Kongzi) hà pouco mais de vinte séculos fazia nascer o humanismo na China.
Confúcio, e mestres como Lao Tze, Sidarta Gautama e Buda incitaram a reflexão do homem sobre o homem. Ele propôs pela primeira vez uma visão ética do homem e sua integridade. Sua frustração por não conseguir mudar as regras e costumes que seus governantes da época regiam. Seu desejo persevero com as crises e lutas políticas através de seus ensinamentos. O que trouxe sua morte, mas seus discípulos compilaram uma obra depois de muitas conversações cujo o título se deu Lunyu (Analectos de Confúcio). Expressou o princípio conhecido, “não faças aos outros o que não queres que façam a ti”, uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade.
Sua filosofia sublinhava a moralidade pessoal, relações sociais, a justiça. Estes valores ganharam sua importância na China sobre outras doutrinas, como o legalismo e o taoísmo durante a Dinastia Han (220-206 a.C.). Os pensamentos de mestre Kong(Confúcio) ficou conhecido através de um sistema chamado de confucionismo.
HUMANISMO
É a FILOSOFIA MORAL que coloca os humanos como principais numa escala de importância. Perspectiva comum há uma grande variedade de posturas éticas. Tem sido associado ao clericalismo herdado dos filósofos iluministas do século XVIII.
VERTENTES
Humanistas - são mais empiristas e menos espirituais; geralmente associados a cientistas e acadêmicos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade dos ser humano, preferindo o racionalismo. São ateus, agnósticos ou ainda ignósticos.
As demais vertentes sáo: humanismo marxista, renascentista, positivista comtiano, logosófico e