Resumo Humanismo
Com o surgimento das indústrias na Europa do século XV, começa um período de grande expansão comercial e marítima, causando o crescimento da classe burguesa.
Tornou-se necessária a implantação de uma educação capaz de colaborar com esse novo tipo de gestão e na manutenção dos recursos acumulados.
A educação teológica não era capaz de suprir essa necessidade.
Foram feitas adaptações à educação através de programas de estudos orientados para facilitar o conhecimento profissional e mundano: retomada de leituras de autores antigos, estudo da gramática, da retórica, da história e da filosofia moral.
Esses cursos denominavam-se "studia humanitatis" ou humanidades, e quem os ministrava ficaram conhecidos como Humanistas.
Os Humanistas eram estudiosos da cultura clássica, que divulgavam idéias, conceitos novos e a valorização do homem.Consideravam o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.
Ocorreu nos séculos XIV ao XVI, principalmente na Itália, logo se espalhando por grande parte da Europa.
As influências do Humanismo no pensamento popular e na burguesia foram lentamente acabando com e estrutura e o espírito medieval, ainda presentes na Europa.
Deram o início a uma educação diferenciada para crianças e adolescentes, respeitando suas diferenças em relação aos adultos.
2. HERANÇA DA EDUCAÇÂO HUMANISTA
O Humanismo, por meio da valorização do homem, está presente na maioria das concepções pedagógicas do século XX.
No caso do Brasil, o pedagogo Paulo Freire se destacou como seguidor dessa corrente. A Declaração Universal dos Direitos das Crianças, na ONU, teve uma abordagem humanista no que se refere aos valores éticos, ideológicos e até religiosos.
Foi influenciada por Célestin Freinet, que tentou aprimorar a capacidade plena das crianças, garantindo seu bem-star e dignidade como ser