Resumo do Hinduísmo
CRENÇAS O hinduísmo não possui um fundador, é uma religião politeísta com raízes muito antigas, seus ideais fundamentam a existência de um ciclo de vida de nascimentos, mortes e renascimentos. A única forma de libertar-se da samsara (reencarnação) é a pratica do bem. Acreditam que todos os seres vivos fazem parte de um mesmo atmam (espírito), portanto todos devem ser tratados com da mesma forma, com respeito. Este é um dos motivos que levam parte dos seguidores a excluir da sua alimentação a carne. A Vaca Sagrada é símbolo da fertilidade e como um todo representa respeito aos animais.
ORGANIZAÇÃO Segundo os ensinamentos, a casta (posição espiritual) é consequência do carma (ações praticadas nas vidas anteriores). Existem quatro castas que estão definidos conforme sua disposição na estrutura corpórea de Brahma:
Brâmanes (boca): professores, sacerdotes e filósofos
Xátrias (braços): governantes e militares
Vaixás (pernas): agricultores e comerciantes
Sudras (pés): operários, camponeses e artesãos.
Os Dalit ou Párias, são considerado seres impuros, pois estão localizados abaixo dos pés, “são a poeira dos pés de Brahma”, portanto não pertencem a nenhum casta.
A Trimurti é a trindade dos deuses supremos constituída por:
Brahma (divindade suprema)
Vishnu (representante da preservação)
Shiva (o destruidor)
Os demais deuses possuem seus papéis importantes na crença e são também responsáveis pelo conjunto de ensinamentos que agregam valores religiosos e atuam na cultura da Índia, Nepal e pequenos países