resumo do filme o milagre de anne sullivan
Podemos perceber que por Hellen viver em uma sociedade preconceituosa que acreditava que a pessoa com deficiência era um estorvo para família, não lhe davam o devido respeito como ser humano. Esse preconceito destrói a possibilidade de conhecimento e crescimento, pois como a protagonista era vista como alguém incapaz de aprender, não lhe proporcionavam situações de aprendizado.
É interessante notar o quanto o meio que cerca Helen contribui para sua evolução, o quanto o conformismo de sua família torna o seu aprendizado mais complicado ao ponto de querer internar ela num sanatório.
Em dados momentos percebemos o trato indiferente com a criança, (na mesa de jantar) as vezes parecendo um animal domestico ,pois nota-se a passividade diante do problemas da filha.
E alguns momentos podem parecer rude o trato da aprendizagem, como a trocas de tapas, mas pude entender que até aquele momento era a única linguagem que Helen entendia.
O mundo só foi abrindo para Helen, quando ela começou ter experiências e entender o certo do errado.
Longe de sua família, ela teve percepção de um mundo diferente.
Percebemos no recorrer do filme que o toque Tato é o meio de comunicação são seus olhos para o aprendizado
“Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo e o mundo aparece refletido dentro da gente”. Rubem Alves
Se uma pessoa é privada da visão e audição, temos outros meios de fazer o mundo, a cultura, refletir dentro dessa pessoa.
No momento em que a professora coloca a mão de Helen na agua, e faz trazer as recordações de quando era bebê, fez a professora entender que a pequena entendia interação que ela proporciona com a vida. Ela percebe que as palavras dava significado ao seu redor,
Diante dessa descoberta ela não que mais parar de aprender, percebeu o sentindo das palavras.
E porque não dizer do sentido da sua vida?
Paulo freire defendia que os alunos deviam fazer a leitura do seu mundo, precede a