Jung
BIOGRAFIA de Carl Gustav Jung
Psiquiatra suíço
Desenvolveu o seu sistema teórico que originalmente chamou de "Psicologia dos Complexos" e que mais tarde como "Psicologia Analítica".
Nasce em Kesswil, na Suíça, a 26 de Julho de 1875 e falece em Junho de 1961.
Estuda Medicina em Basileia, especializando-se em psiquiatria
A nível profissional torna-se psicoterapeuta e investigador, realizando pesquisas no âmbito da psicologia, da mitologia e da linguística.
Lecciona alguns cursos na Escola Politécnica de Zurique e na faculdade de
Medicina de Basileia, durante a II Guerra Mundial.
Em 1903 inicia a sua actividade científica com as experiências sobre associações e publica Diagnostisch Assoziations Studien (Estudos Diagnósticos sobre as Associações).
Em 1904 cria em Zurique um laboratório de Psicopatologia experimental e interessa-se pelos trabalhos de Freud no domínio da histeria e dos sonhos
Entre os dois cria-se uma amizade que será rompida pelas dúvidas expressas por Jung sobre o papel da sexualidade no desenvolvimento do psiquismo e com a desaprovação de Freud para com a psicologia e a mitologia comparada.
A ruptura efectiva ocorre com a publicação de Wandlungen und Symbole der
Libido (Metamorfoses e Símbolos da Libido – 1912).
Entre 1913 e 1917 debruça-se sobre o inconsciente, introduzindo a noção de inconsciente colectivo em Tipos Psicológicos (1920).
A sua "psicologia das profundezas" inaugura-se com O Comentário do Mistério da Flor de Ouro (Das Geheimnis der Goldenen Blüte 1929), e a partir daí explora a filosofia oriental e a alquimia.
Com Psicologia e Alquimia (Psychologie und Alchimie, 1944) aprofunda o interesse pela etnologia e a filosofia das religiões.
Para os seus trabalhos comparativos faz diversas estadias no Norte de África, nos Índios Pueblos, no Quénia, no Uganda e na Índia.
Nos últimos anos de vida retira-se na sua casa de campo em Bollingen.
Escreve, em