Resumo do filme uma mente brilhante
Título: Uma Mente Brilhante;
Diretor: Ron Howard;
Local: Estados Unidos;
Ano: 2001.
Elenco:
Jonh Forbes Nash Jr ( Russel Crowe)
Alícia Nash ( Jennifer Connelly)
William Parcher ( Ed Harris)
Charles ( Paul Bettany)
Sol ( Adan Goldberg)
Marcee ( Vivien Cardone)
Helinger ( Judd Hirsch)
Hansen ( Josh Lucas)
Bender ( Anthony Rapp)
Dr. Rosen ( Christopher Plummer)
Jonh Nash Jr com treze anos ( David B. Allen)
B) SINOPSE
É um drama inspirado na vida de John Forbes Nash (matemático), que afetado pela esquizofrenia, teve sua vida e carreira prejudicadas. Mas com a ajuda de sua mulher Alícia e seu amigo Charles, supera essa doença (que muitos destroe), e consegue no final de tudo receber o Prêmio Nobel de 1994.
C) PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS
As idéias principais abordadas pelo filme são os valores contraditórios que no decorrer da história podemos ver. Como um jovem desconhecido ganhar uma bolsa na universidade, o individualismo, a competição entre os estudantes, a criatividade, a genialidade, a doença em questão (esquizofrenia), mas prevalecem a solidariedade, amizade, reconhecimento, tenacidade, carinho, amor, e a vitória sobre todas as adversidades.
D) CONTEXTO SOCIAL - HISTÓRICO No contexto social-histórico percebe-se em nossos dias atuais a existência de muitos problemas ainda sem soluções, como é o caso de pessoas especiais que devido o pouco conhecimento científico sofrem de diversas formas sociais. Por causa de suas limitações, assim como o personagem Nash, estas pessoas ainda sofrem com o pré-conceito e falta de compreensão social, ou mesmo por falta de interesse. Mesmo existindo leis que aparem esses indivíduos são necessárias mais atitudes sociais, tais quais sejam capazes de reconhecer a importância desses seres perante a sociedade. É preciso respeitar o outro como ser humano independente de se ter limitações ou não, seus dons ou falhas, porque somos "Unos" e agimos diferentes uns dos outros. É