Resumo do Filme Uma Mente Brilhante
O filme Uma Mente Brilhante é baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar.
Durante anos de estudo, Nash buscou obsessivamente, a fórmula que o levaria a celebridade, uma “Idéia original”. Acabou opondo-se ao conceito clássico de Adam Smith a respeito da competição.
Ele elaborou um conceito em que o essencial seria a colaboração do grupo para que todos chegassem a um lugar, a um objetivo a um lucro final.
Nash teve por perto um amigo espirituoso, muito diferente de si, chamado Charles, que o ajudava em suas crises, nas quais queria se esconder de tudo.
Já formado em matemática, devido as suas teorias e pelo seu destaque na área, ele foi convidado a trabalhar no Massachussets Institute of Technology, podendo levar com ele dois amigos.
Foi convidado a dar aulas, que para ele era um martírio, pois considerava perca de seu tempo e de seus alunos.
Aliciado para decifrar códigos para o governo, e evitar que mensagens soviéticas chegassem através de matérias publicadas em jornais e revistas para agentes russos infiltrados na América do Norte.
Nesse período, conheceu sua esposa Alicia. Uma jovem que se apaixonou pelo professor. A partir desse momento de suas vidas, revelam-se a esquizofrenia de Nash.
Grande parte do que pensava estar fazendo e algumas das pessoas que viviam ao seu redor (Principalmente Charles) não existiam.
Apenas sua força e inteligência, e dedicação de sua esposa poderiam permitir que Nash superasse as adversidades e voltasse a ter uma vida normal.
Ganhou reconhecimento em 1994, quando ganhou o Prêmio Nobel Economia.