Informática
Lógica Matemática
Operações Lógicas
Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Portanto, Sócrates é mortal. All men are mortal. Socrates is a man. Therefore, Socrates is mortal. Para quem conhece a língua portuguesa e um pouco da inglesa é fácil perceber que estamos expondo o mesmo argumento embora utilizando idiomas diferentes.
2
Fábio Gondim fmgondim@terra.com.br http://fabio.iesp.googlepages.com
Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Portanto, Sócrates é mortal. Todos os gatos gostam de peixe. Tom é um gato. Portanto, Tom gosta de peixe. O que é que este conjunto de proposições têm em comum? Em ambos os casos expressamos um raciocínio dedutivo em que caminhamos do geral para o particular, do todo para a parte, para concluirmos algo.
3
Considere agora o seguinte argumento: Todo Pif é Paf. Pof é um Pif. Portanto, Pof é um Paf. Este argumento faz sentido? Quem respondeu que não, experimente trocar: Pif por homem, Paf por mortal e Pof por Sócrates.
4
Os argumentos anteriores podem ser resumidos a forma: Considere agora o seguinte argumento: Todo Pif (homem) é Paf (mortal). Pof (Sócrates) é um Pif (homem). Portanto, Pof (Sócrates) é um Paf (mortal). Este argumento faz sentido? Quem respondeu que não, experimente trocar: Pif por homem, Paf por mortal e Pof por Sócrates. Ainda acha que não faz sentido?
5
Todos os elementos do tipo “A” pertencem ao conjunto “B”. “S” é do tipo “A”. “S” pertence ao conjunto “B”. Ou: Todo A é B. S é A. Portanto, S é B
Está ficando claro que a forma é o que importa?
6
1
“Portanto, a validade ou não-validade de um argumento depende apenas da sua forma e não de seu conteúdo ...”
Edgard de Alencar Filho no livro Iniciação à Lógica Matemática (ver bibliografia)
Relembre o conceito de argumento: Raciocínio, indício ou prova pelo qual se tira uma conseqüência ou dedução. Agora voltemos ao argumento: Todos os gatos gostam de peixe. Tom é um gato. Portanto, Tom gosta de peixe.