resumo do filme HACKERS
Disciplina: Segurança da Informação
Filme - HACKERS
O filme Hackers – Criminosos & Anjos foi produzido nos EUA no ano de 2006, dirigido por Richard Loncraine, o filme tem como principais temas o avanço tecnológico e a segurança da informação, assuntos relevantes dentro da contemporaneidade, hoje direto ou indiretamente somos obrigados a interagir com essa temática. O filme também fala sobre a maior invasão hacker da história. Foi uma invasão a empresa AT&T, que mudou o horário do sistema e assim as pessoas conseguia fazer várias ligações de graça. O prejuízo à empresa foi incalculável, após esse acontecimento, a empresa contratou um ex-agente da FBI para cuidar dos sistemas.
O filme estabelece a trajetória de reconhecimento dos hackers como estudiosos da área de TI, diferenciando-se de criminosos que acabaram por ser denominados crackers. Durante este processo de conscientização, são citados exemplos de hackers que contribuíram para a comunidade científica de tecnologia e acabaram sendo pioneiros em uma área muito importante para a governança de TI especificamente na área de segurança da informação.
O filme mostra ainda outra atividade de Hackers aparentemente muito comum, os hackers éticos. Conhecido como o Time dos Tigres, esses hackers são contratados por grandes empresas, especialmente por instituições financeiras e se passam por funcionários do departamento de TI para convencer os funcionários da empresa a fornecerem dados que possam ser usados para acessar o sistema da empresa, como senha, login, etc. Curiosamente, muitos funcionários descuidados acabavam fornecendo os dados.
Dentro deste contexto, ao se gerenciar a área de tecnologia da empresa, faz-se necessária uma metodologia preocupada com a confidencialidade das informações contidas na organização, que estão sujeitas a ataques de crackers, assim denominados para segregar este grupo dos hackers.
O filme retrata a vida de alguns hackers, entre eles um