Housekeeping
Housekeeping, conservação da casa, é um programa voltado para a mobilização dos funcionários através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas. O Housekeeping é uma versão do programa 5 S, consolidado no Japão a partir da década de 50, sendo que tem foco nos 3 primeiros S:
= SEIRI - Organização / Utilização / Descarte
= SEITON - Arrumação / Ordenação
= SEISOU - Limpeza / Higiene
= SEIKETSU - Padronização
= SHITSUKE - Disciplina
Incentivando a utilização da capacidade de criação de cada funcionário, através da formação espontânea de grupos de trabalho, e o aproveitamento do potencial de participação de cada um, poderemos eliminar a papelada sem serventia plena bem como arrumar e manter as salas e corredores limpos e desobstruídos, realocando os itens inservíveis para posterior utilização por outras áreas ou possível descarte.
O programa induz à quebra de alguns paradigmas tais como:
"Não vou jogar isso fora pois um dia, quem sabe, eu possa vira precisar para alguma coisa..."
"Vou deixar empilhado mas amanhã eu arrumo...", etc...
As atividades estão divididas em 2 fases:
1a. fase: Consta em treinamento / apresentação do programa Housekeeping divulgando suas vantagens, benefícios e os resultados esperados englobando tópicos de Qualidade em serviços e descrevendo quais ítens podem ser descartados ou realocados.
Na semana seguinte a estas apresentações será a efetiva Semana da Limpeza onde as áreas estarão voltadas para a arrumação, limpeza e eliminação de ítens (papéis, móveis) sem utilização.
Todos serão direcionados a levar seus ítens já descartados para uma sala específica, a ser preparada para o evento com uma balança na entrada, onde tudo será pesado e separado por órgão com posterior destaque para a unidade que se desvencilhar de maior peso ou maior quantidade de ítens (móveis, por exemplo).
Esta semana da limpeza será conduzida através dos