Resumo do filme Efeito Borboleta
Efeito Borboleta
Universidade Unip
Matéria: Comunicação e Expressão
Nome: Ivo Bernard Schotten
RA: 849564 – 5
Data: 26/11/06
Evan Treborn (Ashton Kutcher) é um garoto problemático que herdou uma estranha doença de seu pai (que se encontra internado em uma espécie de prisão psiquiátrica), e vive só com a mãe superprotetora (Melora Walters). A tal estranha doença provoca em Evan perdas súbitas de memória, e quando ele "volta a si" não se lembra dos fatos que aconteceram pouco antes.
Durante sua infância, vários episódios aconteceram sem que ele conseguisse entender o que de fato houve, como, por exemplo, fazer um desenho sombrio na aula de artes e negar que o tenha feito, sair para brincar com os amigos, envolver-se em alguma confusão, e também não se lembrar porquê.
Ele vai crescendo e seu problema persiste. Seu pequeno grupo de amigos é o mesmo, incluindo a garota por quem é apaixonado (Amy Smart), além do irmão da moça e mais um garoto. Juntos eles aprontam muitas confusões, chegam a extrapolar por diversas vezes, e Evan nunca se lembra exatamente o que ocorreu.
Faz parte de seu tratamento, desde a infância, escrever diários para tentar exercitar a memória e evitar os lapsos, e por isso o protagonista da história vai criando uma verdadeira biblioteca de anotações pessoais. Certo dia, algo muito sério acontece com ele e seus amigos... Uma espécie de acidente que envolve terceiros e faz com que sua mãe decida afastá-lo do lugar e iniciar uma nova vida.
Ele cresce em um novo lugar, longe de toda a sua confusa história da infância, e talvez por isso mesmo seu "problema" desaparece durante anos. Evan vai para a universidade, estuda psicologia e vive uma vida normal no campus universitário. Um certo dia, no entanto, encontra seus antigos diários da infância, e nostalgicamente começa a lê-los.
É então que algo estranho acontece. Evan