teoria do caos
Daniele Nascimento¹1
Resumo: O artigo trata sobre o filme “Efeito Borboleta” e sua complexidade de entendimento. Efeito borboleta é um termo que se refere à dependência sensível às condições iniciais dentro da Teoria do Caos. Ele se baseia nessa teoria analisada em pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Podemos alterar a qualquer momento o passado para consertar o presente? Seria correta uma atitude dessas? Quais as consequências de tudo isso? Se cometermos erros consequências desastrosas poderão acontecer. Para compreendemos o mundo de hoje é fundamental entendemos a necessidade da complexidade da vida. Aborda relações do nosso cotidiano e como nos comunicamos com as pessoas nesse ambiente.
Palavras- chave: Imprevisibilidade; Complexibilidade da vida; Caos; Compreensão.
Este artigo apresenta um estudo de como o filme “Efeito Borboleta” transmitie a mensagem da complexidade do entendimento. Tendo um pensamento complexo podemos analisar de uma forma mais ampla essas tendências e planejamos melhor as estratégias.
A base do filme é o pensamento complexo demostrado pela maneira como o personagem necessita entender o todo para mudar a parte que deu errado, não foi realizado corretamente. Parte da ideia de um todo é composto por diversas partes que se acoplam entre si, ao ponto que se uma parte não está conforme as tendências, o todo muda, perde sua caracterização. Deixando a teoria do caos está nas pequenas coisas e causando um grande contratempo. A teoria do caos se baseia na seguinte frase: “Algo tão pequeno como o voo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo.” Pequenos atos sem seres analisados devidamente, mal planejados, normalmente acarreta em consequências graves. No mundo em que vivemos isso seria catastrófico.
É fundamental falamos da dificuldade de entender o cérebro humano e o quanto somos complexos e onde pequenas coisas podem alterar grandes coisas, e devemos