Fluorescencia
Luminescência: É a emissão de luz associada com a dissipação de energia de uma substância que se encontra em um estado eletricamente excitado. Existem três tipos de luminescência:
1. Fotoluminescência (fluorescência): excitação por fótons de luz infravermelho, ultravioleta ou visível;
2. Bioluminescência: mediada por enzimas em sistemas biológicos; (luciferase-luciferina);
3. Quimioluminescência: Excitação por reação química (mais utilizado).
A fluorescência e a fosforescência são tipos de luminescência, ou seja, de emissões de radiações, que podem ser visíveis ou não e que ocorrem sem a necessidade de temperaturas elevadas, podendo ser, por exemplo, resultado da absorção de energia da luz.
Fluorescência: uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.
O nome desse fenômeno veio do fato de que ele foi observado em um mineral denominado fluorita. Exemplos:
Placas de trânsito quando recebem a luz dos faróis dos automóveis; Faixas nos uniformes de motoboys, de garis e de outros trabalhadores; Lâmpada fluorescente – ela é revestida internamente por um material fluorescente à base de fósforo, assim, quando ocorre a descarga elétrica, essa substância é excitada com a radiação ultravioleta (invisível ao olho humano), produzindo luz visível. No momento em que a lâmpada é desligada, a emissão de energia para.
Fosforescente: Da mesma forma que ocorre na fluorescência, na fosforescência, uma substância emite radiação visível porque absorve energia da luz fornecida por determinada fonte. Entretanto, nesse caso, mesmo depois que o fornecimento de energia parou, a substância fosforescente continua por algum tempo emitindo luz visível. Esse tempo pode variar desde frações de segundos até dias.
Esse fenômeno recebeu esse nome porque o elemento fósforo e outros materiais