Cromatografia/fluorescência
Cromatografia: A cromatografia é um processo de separação de misturas e identificação dos seus componentes. Tem como finalidade duas coisas: a identificação das substâncias presentes e a separação-purificação das misturas.
Após obter a separação dos componentes que estavam misturados, os componentes apresentam cores diferentes que depois se podem identificar com os pigmentos fotossintéticos das plantas.
Cromatograma é o gráfico que traduz os resultados da análise cromatográfica, ajuda-nos assim a perceber melhor os componentes da mistura.
Fotossíntese -> Pigmentos fotossintéticos
A fotossíntese é um processo físico-químico realizado pelos seres vivos com clorofila, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia luminosa do Sol.
Equação da Fotossíntese: 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.
Este é um processo em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina trifosfato, ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
Nas plantas a energia luminosa é captada pelos pigmentos fotossintéticos existentes nos caules jovens e folhas.
Nas plantas superiores as folhas são os órgãos fotossintéticos mais importantes. Na maioria das células das folhas encontram-se os cloroplastos, organelos celulares de forma variada onde se encontram os pigmentos fotossintéticos.
Os pigmentos fotossintéticos existentes nos cloroplastos, captam energia luminosa, do sol, permitindo a produção de matéria orgânica a partir da matéria mineral.
É possível extrair os pigmentos fotossintéticos das folhas, macerando-as e juntando-lhe um solvente, a acetona ou álcool, obtendo-se clorofila bruta.
Quando se introduz papel de filtro na solução de clorofila bruta, o solvente sobe por capilaridade transportando os pigmentos. Esses pigmentos ficam depositados no papel de filtro a diferentes níveis, ficando separados. Ao fim de algum tempo conseguem observar-se, de baixo para cima, diferentes pigmentos