teoria do caos
Aryane Pires, Marcelo Reis, Rosana Gois Reis, Vanicléia Azevedo
Teoria do Caos e da Complexidade nas Organizações
Camacã/Ba
10/2013
“Por causa de um prego, perdeu-se uma ferradura.
Por causa de uma ferradura, perdeu -se um cavalo.
Por causa de um cavalo, perdeu-se um cavaleiro.
Por causa de um cavaleiro, perdeu-se uma batalha
Por causa de uma batalha perdeu-se um reino”
George Herbert
Introdução
A Teoria do caos tem por objetivo explicar como diversos eventos pequenos e isolados no curto prazo podem influenciar ou mudar um evento maior correlacionado com o passar do tempo. O surgimento dessa Teoria aconteceu recentemente advindo das ciências físicas e biológicas, sendo que sua aplicação na vida organizacional também é nova.
A Teoria do caos que pode ser considerada uma Teoria recente e inovadora, que modificará radicalmente a maneira de pensar os eventos do cotidiano. Esta nova ciência apresenta a grande sensibilidade que qualquer sistema dinâmico possui, onde qualquer mínima alteração inicial pode ou não influenciar o resultado final. Sugere-se que essa Teoria tem aplicação nos casos em que os efeito dentro das Organizações são frequentemente imprevisíveis e não propositais.
Toda Organização atua em um determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio, além disso, o mundo de hoje caracteriza-se também por um ambiente em constante mudança e globalizado. Mudanças que ocorrem no Oriente afetam empresas no ocidente e vice-versa, entender como ocorrem estes relacionamentos é importante para compreender como estas mudanças podem afetar as Organizações.
As teorias se justificam pela capacidade de explicar a realidade e, principalmente, pela aplicação prática na solução de problemas organizacionais. Pela teoria se aprende maneiras diversas de pensar, de se construir algo novo e de acreditar