Resumo do Documentário Peões
O autor Eduardo Coutinho mostra no decorrer do documentário “Peões” depoimentos de várias pessoas anônimas. Nesses depoimentos as pessoas contam quais foram as suas experiências nas manifestações que ocorreram no Brasil em alguns períodos do século XX.
Essas manifestações eram feitas pelos metalúrgicos e outros trabalhadores da época e tinham como foco: melhores condições de trabalho e um salário melhor, visto que esses trabalhadores eram expostos a ambientes de pouca segurança e propícios para proliferação de doenças.
Como foi citado anteriormente, no documentário encontram-se vários depoimentos de pessoas que participaram das manifestações. Dentre essas pessoas vemos uma grande maioria formada por vítimas do êxodo de nordestinos para São Paulo. Essas pessoas se deslocavam para cidades de São Paulo à procura de melhores condições de trabalho e de um salário melhor. Porém, quando chegavam lá viam que não era nada daquilo que imaginavam.
Tudo isso e mais alguns outros fatores ocasionaram nas greves do final da década de 1970 e início da década de 1980. E praticamente na totalidade do documentário temos a figura de Luiz Inácio Lula da Silva que é apontado como um dos grandes líderes do movimento grevista.
Naquela época ocorreu um fenômeno de unificação de toda a classe operária que se sentia menosprezada e maltratada pelos grandes nomes da política brasileira. A juventude se uniu em prol do direito de “ir e vir” para todos, com condições favoráveis a uma vida digna. Vimos manifestações embasadas em coisas concretas e que tinham um propósito definido desde o começo. E foi nesse ambiente de revolta da população que surgiram os militantes. Estava sendo formada ali uma nova base política no