História bacharelado
Dados do Autor: Eduardo de Oliveira Coutinho nasceu em São paulo, 11 de maio de 1933. É considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade. Seu trabalho caracteriza-se pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns. Outros filmes do cineasta: Cabra marcado para morrer, Edifício Máster, Peões.
O filme mostra mulheres que contam suas histórias através de uma entrevista filmada no teatro Glauce Rocha. Todas elas maiores de dezoito anos, moradoras do Rio de Janeiro que foram selecionadas a partir de um anuncio de jornal. Além das entrevistadas, o elenco de jogo de cena conta com a participação de Fernanda Torres, Marilia Pera e Andréa Beltrão. Coutinho cria um clima de desafio às atrizes uma vez que elas tentam interpretar a seu modo a história dessas mulheres. Porém, em alguns casos é difícil afirmar quem está interpretando e quem está relatando sua própria história. O diretor acaba mostrando que a emoção é o atrativo das narrativas independente de quem a expressa.
Uma peculiaridade é a maneira com que o filme foi pensado, atentando para os detalhes dos personagens. Algumas cenas mostram as entrevistadas subindo as escadas do teatro e chegando até a cadeira posicionada em frente às câmeras e do entrevistador. Isso dá ao espectador a possibilidade de observar detalhes sobre essas pessoas como por exemplo, a timidez, o entusiasmo, o nervosismo etc. O filme é marcado por trajetórias de vidas bem marcantes e traumáticas, e quase todas as entrevistadas se emocionam num dado momento de seus relatos. Coutinho quase não interfere nos relatos depois de fazer