Resumo do capitulo v do livro de chiavenatto
No passado o treinamento era um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e assim preencher todos os cargos. Atualmente o treinamento é um meio para alavancar o desempenho no cargo.
Ele é entendido como um processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas. Através do treinamento as pessoas se tornam competentes mais produtivas criativas, inovadoras e uma fonte lucrativa, pois contribuem efetivamente para o resultado do negócio, agrega valor as pessoas, á organização e aos clientes.
DIFERENÇA ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS |
O treinamento é a orientação para o presente, focando o cargo atual para que possa melhorar a habilidade e competência das pessoas.
Desenvolvimento de pessoas visa os cargos que serão ocupados no futuro e vai à busca de novas habilidades e competência, ambos constituem um processo de aprendizagem, ou seja, mudanças no comportamento das pessoas, novos hábitos atitudes, conhecimento se transformando em competência.
Temos alguns tipos de treinamento usados pelas organizações:
Uns visam transmitir informações aos colaboradores sobre a organização, diretrizes, missão, visão, etc.
Outro programa se concentra em desenvolver os funcionários através, habilidade e capacitação para desempenho do trabalho.
Tem aqueles que têm visão em desenvolver pessoas com hábitos e atitudes para lidar com clientes internos externos com subordinados e com a organização.
E temos treinamentos bem completos que se preocupam em desenvolver pessoas que possam raciocinar julgar, decidir e agir em termos mais amplos como trabalhar em equipe e ser pró-ativo.
FOCO DO TREINAMENTO |
Desenvolver certas competências desejadas pela organização ela se baseia em um prévio mapeamento de competências necessárias ao sucesso organizacional Verifica-se qual a necessidade da organização para que desenvolva um treinamento divisional e individual, ou