Resumo do Capitulo 2 do Livro Teoria classica da administracao de Idalberto Chiavenato
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Em 1916, surgia na França a TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Espalhou-se rapidamente pela Europa e consistia na ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Diferentemente da Administração Científica, que buscava eficiência das organizações através da racionalização do trabalho e somatório da eficiência individual, a Teoria Clássica pensava em toda a estrutura e organização para garantir eficiência a todos os envolvidos e tem como fundador um engenheiro chamado HENRI FAYOL.
A OBRA DE FAYOL
O fundador Fayol formou-se em engenharia de Minas e entrou para uma empresa do ramo. Aos 47 anos, assumiu a gerencia geral e deixou-a em uma boa situação de estabilidade. Nos seus últimos anos de vida, se dedicou a mostrar à sociedade que previsão cientifica e métodos adequados de gerência, se unidos, dariam bons resultados. Ele defendia o ensino de Administração em escolas e universidades, como uma ciência.
SEIS FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA
Por isso, ele parte da proposição de divisão de seis grupos de toda empresa que se relaciona a qualquer área:
FUNÇÕES TECNICAS: produção de bens ou serviços.
FUNÇÕES COMERCIAIS: compra, venda e permutação.
FUNÇÕES FINANCEIRAS: procura e gerência de capitais.
FUNÇÕES DE SEGURANÇA: proteção e preservação dos bens e das pessoas.
FUNÇÕES CONTÁBEIS: inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: integração entre as outras cinco funções.
Hoje esta visão está ultrapassada.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO
Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar são os elementos que fazem parte do trabalho de qualquer administrador constituindo o processo administrativo.
PROPORCIONALIDADE DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
A função administrativa está presente em todas as escalas hierárquicas, o que é diferente é sua proporcionalidade. Quanto mais se sobe na hierarquia, mais aumenta sua extensão e volume. Quanto mais se desce, mais aumenta a