resumo do artigo
A legislação da Educação Brasileira estabelece que a educação básica compreenda três níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil, nosso foco de estudo no presente artigo, refere-se às instruções de atendimento para as crianças de 0 a 6 anos de idade, e são mais comumente conhecidas como creches e pré-escolas, como pode ser encontrado na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9394/96).
A escola infantil é, portanto, em nossa compreensão um lugar de descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais, sócias e educativas, através da inserção da criança em ambientes distintos dos da família. Nesse espaço elas conseguem se desenvolver com o estimulo e a convivência com outras crianças.
Para isso entendemos que partindo dessa perspectiva, objetivamos com o presente artigo, trazer algumas contribuições sobre a educação física na educação infantil, fundamentadas na importância do movimentar-se humano e as contribuições que as experiências com a cultura do movimento podem trazer nesse período de vida da criança e em todo seu processo de formação, para isso, vamos abordar como a educação através do movimentar-se humano pode contribuir com o desenvolvimento da criança na educação infantil, tendo como pano de fundo uma concepção critica do ensino, fundamentada no desenvolvimento das experiências corporal, material e de interação social.
Dessa forma enfatizamos a necessidade de as praticas pedagógicas na educação infantil proporcionarem as crianças esse espaço de criação, de expressão e de construção do conhecimento através das suas experiências e vivencias de movimentos. Nos primeiros anos de vida de a criança explora o mundo que a rodeia com os olhos e as mãos, através das atividades motoras. Ela estará, ao mesmo tempo, desenvolvendo as primeiras iniciativas intelectuais e os primeiros contatos sociais com outras crianças. É em função do seu desenvolvimento motor que a