JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO
O QUE É O PRONATEC E COMO FUNCIONA?
Pronatec é a sigla usada para definir o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esse programa foi criado e aprovado pelo governo federal no ano de 2011, onde visa ofertar cursos de educação profissional e tecnológica para estudantes brasileiros, democratizando e expandindo todo o poder do conhecimento profissionalizante. O Pronatec foi criado para que os jovens que não tem condições financeiras possam cursar um curso técnico e assim se preparar da melhor maneira para o mercado de trabalho. Desse modo o governo federal acaba contribuindo para a melhoria futura da qualidade de ensino público, de modo que isso possa impactar futuramente de modo positivo no mercado de trabalho, tendo formado profissionais capacitados através da qualificação profissional. As instituições que participam do Pronatec são as instituições federais da rede de ensino técnico – Senai e Senac.
Seguinte, PROUNI é um programa do GOVERNO FEDERAL, logo no início do governo Lula, que concede bolsas de estudos a alunos de baixa renda ou alunos negros (acho que índios também) em faculdades particulares e toma a nota do ENEM como referência.
Bolsas de 50% ou de 100% Geralmente uma ou duas bolsas em cada curso das instituições, mas isso depende.
JOVEM APRENDIZ
Por lei, toda empresa de médio e grande porte deve manter entre 5% e 15% dos funcionários registrados como aprendizes. O programa atende adolescente a partir de 14 anos e jovem de até 24 anos. Os aprendizes têm direitos como qualquer trabalhador.
“Ele tem direito a ganhar pelo menos o salário mínimo hora, 13º salário, férias, vale-transporte e FGTS. Ele tem os direitos gerais dos outros trabalhadores porque é empregado tambémA carga horária dos aprendizes é diferenciada. Os que estão no ensino fundamental só podem trabalhar até seis horas por dia. Os que já concluíram o ensino fundamental podem