o jovem no mercado de trabalho
Título:
Alguns aspectos da inserção de jovens no mercado de trabalho no Brasil: concepções, dados estatísticos, legislação, mecanismos de inserção e políticas públicas.
Some aspects of the youngsters’ insertion in the labor market in Brazil: conceptions, statistical data, legislation, insertion mechanisms and government policies.
Título abreviado:
Alguns aspectos da inserção de jovens no mercado de trabalho no Brasil
Autor:
Joari Aparecido Soares de Carvalho
Endereço:
Rua Joel José de Carvalho, 62 - Jardim Educandário - São Paulo - SP - CEP 05563-100 correio eletrônico: juranarede@yahoo.com.br
Psicólogo e educomunicador, mestrando em Psicologia Social e especializando em
Orientação Profissional pelo Instituto de Psicologia da Univesidade de São Paulo.
Artigo produzido enquanto era aluno do curso de Formação Política da Escola de Governo de
São Paulo, em 2004.
2
“A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.”
Titãs, Comida (1987)
Introdução
As questões da e sobre a juventude vêm adquirindo um novo status no marco social e institucional. Há um número cada vez mais elevado de movimentos e de iniciativas para que os jovens organizem-se e se tornem não só objetos, mas também sujeitos criativos de sua cidadania. Organizações não-governamentais (ONGs), iniciativas empresariais e, sobretudo, os Poderes Públicos têm sido convocados a se posicionar e propor respostas a esse eminente movimento de transformação.
O mercado de trabalho tem sido alvo de inúmeras reflexões que vão desde os impactos de novas tecnologias ao seu anacronismo como critério de inclusão social e de poder político nas relações sociais. As recentes reviravoltas do mundo do trabalho atravessam a vida da população, produzindo formas específicas de