Jovem no mercado de trabalho
Jovens no mercado de trabalho
O futuro do nosso mercado de trabalho passa nas mãos dos jovens que estão engrenando hoje no serviço remunerado. É expressamente necessário tentar entender onde e como os jovens de hoje irão atuar, qual são as suas perspectivas e objetivos.
A juventude de hoje não tem os mesmos anseios que as gerações passadas. No mercado de trabalho isso não é diferente, os jovens de hoje deixaram de ter a remuneração como o grande fator na hora de escolher sua profissão e alegam que o trabalho com prazer tem como resultado o sucesso.
Para os jovens, fazer o que quer, é melhor do que fazer algo pensando no dinheiro. “Engenharia é a profissão do momento, porém, sempre tive o sonho e estou fazendo Economia, mesmo sabendo que não é uma profissão que dará tanto dinheiro”, completa Gustavo Dantas, estudante de 20 anos.
Outro fato que vem impressionando é a precocidade no trabalho. Hoje, meninos e meninas procuram entrar o mais cedo possível no mercado. Isso serve de aprendizado para que eles se preparem rapidamente para a vida no trabalho e dá base para um futuro emprego fixo.
O custo benefício dos menores aprendizes é algo muito bom para as empresas, e o número de jovens fazendo uso deste tipo de serviço vem aumentando gradativamente.
Cursos de Aprendizagem Industrial estão mais competitivos. Rapazes procuram estes cursos como a oportunidade de conhecimento e também de obter o seu primeiro emprego. “Eu fiz Processo Administrativo no SENAI, são seis meses de curso e outros seis meses de experiência dentro de uma empresa que assinou minha carteira pela primeira vez, isso foi muito bom para a minha vida profissional”, diz Jéssica Moraes de 22 anos.
Os jovens de hoje pensam na estabilidade financeira no futuro, procuram um independência rápida, pensam em comprar suas próprias coisas sem precisarem pedir aos seus familiares. Isso faz com que procurem o trabalho deste cedo, algo muito positivo. É importante lembrar que um jovem no trabalho, é