Resumo do artigo
A Ilusão do Controle
O presente texto trás a reflexão, que as empresas se escondem a trás de medidas burocráticas o que atrasam decisões que poderiam ser tomadas imediatamente.
Os funcionários de algumas da empresas ficam com medo de tom arem iniciativa e
‘passarem por cima’ de seus superiores e serem repreendidos, ficando ‘engessados’, na burocracia. Mesmo nos dias de hoje que com a tecnologia produzindo ferramentas para facilitar no dia a dia todos, principalmente nas organizações, estas teimam em continuar a manterem medidas burocráticas e sem quererem enx ergar que mudando algumas medidas em suas gestões poderão melhorar a qualidade de suas empresas e atraindo clientes externos e mantendo os clientes internos.
Muitos funcionários de organizações burocráticas questionam as coisas que as atrapalham o desenvolvimento de seu trabalho, o que torna a burocracia, na maioria das vezes a não mais uma regra e sim uma maneira mais difícil de ministrar o trabalho dos mesmos.
A burocracia foi criada para facilitar os processos de comunicação, o desenvolvimento das atividades e também a criação da informalidade. Mas com o passar do tempo esta característica acabou se tornando um entrave na comunicação e atrapalhando o desenvolvimento dos processos de produção.
Ainda que existam entraves burocráticos há funcionários que acabam por fazer de algum jeito executar ações que agilizam o seu trabalho e desemperre a burocracia. Essas pessoas são conhecidas com hackings, que significa ‘pratica de contornar regras a fim de fazerem as coisas acontecerem – especialmente as regras tecnológicas’. A tecnologia a cada dia inova, modifica, e as empresas ficam presas as velhas tecnologias e as suas regras burocráticas, com medo destas inovações, pois inovar é romper com tradições, é sair do ostracismo, é aceitar que mudanças acontecem e são essenciais para o desenvolvimento das mesmas, para que estas se mantenham num mercado tão competitivo como