Trabalho unopar 6º semestre
1- Diante do estudo do caso, podemos notar que os inputs transformados (materiais, informações e consumidores), inputs de transformação (instalações e pessoal), outputs (produtos e serviços), ambiente, planejamento e controle de produção e projeto em gestão da produção encontram-se presentes na empresa Marcopolo. Podemos verificar que toda essa preocupação em definir a produção, importar, exportar, controlar e planejar fazem partes das estratégias da empresa. Verificamos que o grupo possui uma preocupação visível com o gasto desnecessário, o que consequentemente gera uma preocupação ainda maior pela busca de ganhos. Diante disso nota-se o controle com os processos de produção, planejamento e projetos de gestão em produção.
2- Dentre os diversos métodos alternativos, a Marcopolo pode implantar a estratégia de fabricação por estoque, onde as empresas mantêm itens em estoque para entrega imediata, minimizando os prazos de entrega. Essa estratégia é utilizada para produtos padronizados com grandes volumes e previsões precisas. Isso se adequaria a empresa em estudo, uma vez que parte dos itens de montagem são padrões e podem ser fabricados para estoque, onde numa flutuação de demanda a empresa não se arriscaria a perder prazos e pedidos, o que chamaríamos também de demanda dependente, ou seja, partes dos componentes podem ser previamente produzidos, uma vez que numa eventual necessidade, já acelerasse o processo de produção. Outro método alternativo é o desempenho de produção que consiste na flexibilidade, ou seja, estar preparado para a qualquer momento alterar de forma inesperada a demanda de produção.
3- Os cinco principais objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo, ou seja:
Qualidade – fazer certo as coisas de modo que seus consumidores fiquem satisfeitos (a empresa é pioneira no ramo de produção de ônibus de todos os modelos)
Rapidez – fazer as coisas com rapidez, minimizando o tempo de