Resumo do Arigo Dona Maria têm olhos de brilhante
Reparando nas pessoas da rua percebesse o sofrimento estampado em seus olhares, mas quando aparece alguém de olhos brilhantes no meio de tantos infelizes como Dona Maria leva-nos a querer saber um pouco sobre a sua vida.
Dona Maria tem 55 anos, dez filhos, onze netos e um bisneto, aos nove anos ela descobriu um sonho que era de aprender a ler e escrever, que só conseguiria realiza-lo aos 55 anos. Ela nasceu em um lugar chamado Paraiso com pais que à abandonaram ela se criou passando de mão em mão, sofrendo maus tratos e carpindo na roça. Quando foi morar em um lugar mais habitado encontrou a escola, mas foi impedida de frequenta-la, pois, sua família olhava ela como burra de mais para aprender.
Foi então que Dona Maria jurou, quando tivesse filhos eles iriam estudar, na vida adulta ela constituiu sua família com seu marido Gomercindo que a maltratava e era contra os filhos irem para a escola, mesmo com inúmeras dificuldades ela fez com que seus filhos estudassem. Quando seu marido morreu Dona Maria encontrou outro amor, mas isto não fez perder sua vontade de aprender o alfabeto e para isso largou tudo e foi para Viamão.
Chegando na cidade grande ela encontrou inúmeras dificuldades para aprender a ler e escrever devido à falta de professores. Um dia ela encontrou a professora Neiva Rosa a ajudou nesse sonho, Dona Maria trabalhava de doméstica e babá e depois do expediente enfrentava uma caminhada de 45 minutos para chegar na escola.
Ela se sentia a última das pessoas por não saber ler, era como se fosse cega e não visse o outro lado da parede. Dona Maria mostrou a emoção da descoberta das palavras e efeito que elas trazem em sua vida onde este aprendizado mostrou a ela que as letras davam o sentido para as coisas.