RESUMO DIGEST RIO
MACROMORFOLOGIA
As funções relacionadas ao aparelho em questão são, basicamente, de apreensão, mastigação, deglutição, digestão, absorção e eliminação de resíduos metabólicos.
O aparelho digestório estende-se dos lábios até o ânus e apresenta as seguintes divisões:
Porção cefálica → boca, faringe (orofaringe e laringofaringe).
Porção cranial → esôfago, estômago.
Porção média → intestino delgado.
Porção caudal → intestino grosso.
Glândulas anexas → fígado, pâncreas, glândulas salivares.
1. BOCA A boca é o primeiro segmento do aparelho digestório, estendendo-se desde os lábios até à entrada da faringe. Este termo não designa apenas a cavidade bucal e suas paredes, mas também as estruturas acessórias que se projetam dela (dentes, língua) e drenam na mesma (glândulas salivares).
Tem como principais funções a apreensão, a mastigação e a salivação dos alimentos.
Está dividida pelos dentes e gengivas em dois compartimentos, o vestíbulo da boca e a cavidade própria da boca.
2. VESTÍBULO DA BOCA É definido como o espaço situado entre os lábios, rostralmente; os dentes, caudalmente; e as bochechas, lateralmente.
Em ruminantes, a mucosa do vestíbulo da boca forma, na face interna das bochechas, inúmeras projeções cônicas corneificadas, denominadas papilas bucais, cuja função é auxiliar na apreensão e mastigação de alimentos fibrosos.
3. LÁBIOS São duas pregas músculo-conjuntivas que delimitam uma fenda, a entrada ou rima da boca. A cada lado, o lábio superior (maxilar) une-se ao lábio inferior (mandibular), nos ângulos da boca direito e esquerdo.
4. BOCHECHAS As bochechas constituem as paredes laterais do vestíbulo da boca, tendendo a serem mais amplas em herbívoros. As bochechas auxiliam na apreensão e no processo de mastigação dos alimentos.
5. GENGIVAS As partes da mucosa oral que estão intimamente aderidas ao periósteo dos processos alveolares dos diversos ossos do crânio, são conhecidas como gengivas.
Em ruminantes, as gengivas se