Roteiro PraticaAeD2 ColoracaoGram
815 palavras
4 páginas
AULA 1MORFOLOGIA DOS MICRORGANISMOS – COLORAÇÃO DE GRAM/ BACTÉRIAS
Objetivos:
Conhecer as etapas da coloração de bactérias pelo método de Gram e associá-las ao conhecimento prévio da parede celular.
Caracterizar bactérias coradas pelo método de Gram quanto à morfologia e coloração, quando visualizadas ao microscópio óptico.
TÉCNICA E PROCESSO DE ASSEPSIA É importante ter claro os procedimentos que se deve adotar na manipulação segura dos meios, culturas bacterianas, etc, de modo a evitar qualquer tipo de contaminação. Tais procedimentos são denominados genericamente de técnicas de assepsia e incluem: fazer a desinfecção da área de trabalho e a antissepsia das mãos sempre antes e depois de trabalhar; trabalhar sempre na área de segurança (aproximadamente 10cm) em volta da chama do bico de Bunsen; esterilizar adequadamente alças e agulhas de inoculação antes e depois do seu uso, evitando a criação de aerossóis, para isso aquecendo sempre da base para a ponta; flambar a boca dos frascos e tubos antes e depois das inoculações.
Introdução
O microscópio óptico composto de campo claro é o mais utilizado para observação de microrganismos. No entanto, a observação de material biológico neste tipo de equipamento exige a utilização de métodos de coloração.
A preparação de lâminas contendo os microrganismos a serem analisados precede a coloração. Estes são, na maioria das vezes, colocados sobre as lâminas de maneira concentrada, formando um esfregaço.
Apesar de ser um método simples e de rápido preparo, é necessário o conhecimento de algumas regras básicas para que as amostras tenham boa qualidade, permitindo observação.
Preparo do esfregaço de material a fresco:o exame a fresco deve ser feito com uma camada fina do material a ser examinado sobre a lâmina, isto pode ser feito com o auxílio de um swab contendo a amostra. Este deve ser girado sobre a lâmina deixando a fina camada, que posteriormente será fixada pelo calor como