Resumo difracao
Interferência
PRINCÍPIO DE HUYGENS:
É um método de demonstrar frentes de ondas, sendo que cada ponto de uma frente de onda se comporta como uma nova fonte de ondas elementares as quais se propagam para além da região inicial alcançada, sendo com ela, a mesma frequência.
A LEI DA REFRAÇÃO:
Sabendo que a luz altera de velocidade ao passar de meio devido a alteração do índice de refração referente aos meios, podemos identificar o comprimento de uma onda, a qual é dependente desse mesmo índice, via fórmula:
Devido a essa dependência, a diferença de fase entre duas ondas pode variar caso as ondas se propagarem em meios com índices de refração diferentes.
Difração
É o encurvamento sofrido pela onda quando encontra obstáculo à propagação.
Difração por uma fenda
As ondas que atravessam uma fenda estreita de largura `a` produzem, em uma tela de observação, uma figura de difração que consiste em um máximo central e vários máximos secundários, separados por mínimos situados em ângulos ø com o eixo central que satisfazem a relação seguinte:
Mínimos
A intensidade da onda difratada para o ângulo ø é definida por:
Difração por uma abertura circular A difração por uma abertura circular de diâmetro `d` produz um máximo central e máximos e mínimos concêntricos, onde o primeiro mínimo corresponde a um ângulo ø dado por
Critério de Rayleigh
De acordo com o critério de Rayleigh, dois objetos se encontram no limite de resolução quando o máximo central de difração de um coincide com o primeiro mínimo do outro.
Redes de Difração
A rede de difração consiste em uma série de “fendas” usadas para separar uma onda e seus componentes, mostrando os máximos de difração associados a cada comprimento de onda de radiação incidente. A difração por N ranhuras resulta em máximos ou linhas em ângulos ø tais que: