Resumo de "o primo basilio"
Onze horas na sala de jantar, Jorge, engenheiro de minas, fechou um volume de Luís Figuier, Luísa, sentada à mesa, lia o Diário de notícias. Jorge enrolou um cigarro e começou a pensar na viagem que faria. Era a primeira vez que se separaria de Luísa. Estavam casados há três anos; Luísa interrompe os devaneios do marido e lê alto que Basílio chegaria a Lisboa, tinha ido ao Brasil fazer fortuna, ele era bem conhecido. Enquanto Jorge termina de se arrumar para sair, Luísa, emocionada, termina de ler A Dama das Camélias e pensa em seu antigo namorado, Basílio que terminaram por causa de sua ida ao Brasil. Como de costume, o casal recebia um grupo de amigos sempre aos domingos para uma pequena reunião social, eram eles: Julião Zuzarte, Dona Felicidade de Noronha, Conselheiro Acácio, Ernestinho Ledesma e Sebastião.
Capitulo 3 e 4
Já fazia doze dias que Jorge havia partido e Luísa, enfastiada de ficar só, preparava-se para ir à casa de Leopoldina, Luísa, recebe a visita do primo Basílio. Após um aperto de mão demorado, ele elogia a beleza da antiga namorada e conta sobre suas viagens. Luísa passou o resto da tarde e da noite pensando em Basílio, às vezes seus pensamentos eram interrompidos pela lembrança de Jorge. Basílio e Luísa começam a conversar sobre os parentes e fidalgos, coisas desconhecidas de Julião, que se sentindo ignorado, acaba indo embora. Mais tarde, Basílio e Luísa estão sozinhos e ele resolve investir de uma maneira mais agressiva, toma a mão de Luísa e beija. Luísa recebe uma carta queixosa do marido, sua consciência pesa ao pensar nos beijos de Basílio. O plano de Basílio surtira efeito. No dia seguinte, fora ela quem tocou no assunto do passeio no campo, aceitaria ir, desde que fosse num coupé fechado.
Capitulo 5 e 6
Finalmente Luísa aceitou o convite do primo para um passeio no campo. Basílio agarra-a com sofreguidão e a enche de beijos no pescoço, face, chapéu. Luísa resiste e Basílio pede-lhe perdão. Ele tenta seduzi-la, mas